o monopólio nos esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos estados unidos, na inglaterra e no brasil (1870-1920)

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos
Palavras-chave: História Econômica dos Esportes. História dos Esportes. Ligas Esportivas. Monopólio. Capitalismo

Resumo


Ainda são poucos os estudos no Brasil que se dedicam a analisar o passado da organização dos esportes enquanto mercadoria nesse país. O presente estudo tem como objetivo comparar a estrutura econômica organizada para a comercialização dos esportes mais populares dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Brasil, com foco na cidade do Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o XX. Parto da hipótese de que a comparação das características econômicas, sociais e geográficas de cada país com as soluções adotadas para a gestão dos esportes como mercadoria podem revelar aspectos importantes da economia dos esportes. Procura-se contribuir para um melhor entendimento da organização dos esportes dentro da lógica capitalista com apoio da metodologia comparativa e com conceitos da teoria econômica, vista como permeável às manifestações sociais, políticas e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
SANTOS, J. M. C. M. o monopólio nos esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos estados unidos, na inglaterra e no brasil (1870-1920). História Econômica & História de Empresas, v. 15, n. 2, 11.
Seção
Artigos