O direito à subsistência em xeque: um olhar sobre a Lei dos Pobres e o Ato de Emenda de 1834

  • Daniel Schneider Bastos Universidade Federal Fluminense

Resumo

O estudo analisa a Lei dos Pobres como uma questão de debate socioeconômico na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, destacando a campanha de difamação movida contra essa instituição, que culminou com o Ato de Emenda de 1834 e a criação da Nova Lei dos Pobres. Entende-se que esse movimento representa um marco importante para a emergência de um programa político próprio dos setores ligados à economia industrializada. Ainda que não se tratasse de um projeto acabado, é possível identificar, a partir da década de 1830, o fortalecimento de argumentos que, assentados sobre a defesa do livre mercado, propunham uma reordenação estrutural da sociedade que favorecesse a acumulação de capital industrial, sendo a reforma das práticas de socorro aos pobres uma bandeira importante nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Schneider Bastos, Universidade Federal Fluminense
Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (obtenção do título em 2017).
Publicado
2018-07-05
Como Citar
BASTOS, D. S. O direito à subsistência em xeque: um olhar sobre a Lei dos Pobres e o Ato de Emenda de 1834. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 1, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos