Negócios de mineiros: comércio e produção da riqueza na crise da escravidão (c.1850-1880)

  • Paula Chaves Teixeira Pinto Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
Palavras-chave: Minas Gerais, redes mercantis, comércio interprovincial

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar as relações mercantis entre a província de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, através do estudo da rede de negócios que ligou a comarca do Rio das Mortes à capital do Império. Para tanto, recorremos ao caso do fazendeiro mineiro Gervásio Pereira Alvim e seus contatos firmados na praça carioca e em outras praças da província de Minas Gerais, na segunda metade do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Chaves Teixeira Pinto, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Paula Chaves Teixeira Pinto é professora Adjunta 1, nível 1, contrato temporário, do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade Federal de São João del Rei. Doutora e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História, licenciatura e bacharelado, pela UFSJ. Recentemente, tive a minha tese premiada, segundo lugar, menção honrosa no prêmio ABPHE Teses e dissertações, biênio 2014-2016. Foi professora militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Publicado
2017-07-31
Como Citar
TEIXEIRA PINTO, P. C. Negócios de mineiros: comércio e produção da riqueza na crise da escravidão (c.1850-1880). História Econômica & História de Empresas, v. 20, n. 1, 31 jul. 2017.
Seção
Artigos