Intérpretes do Brasil: influências na origem do pensamento econômico brasileiro

Interpreters of Brazil: Influences on the origin of Brazilian Economic Thought

Resumo

O final do século XIX e o início do século XX foram marcados por uma profusão de tentativas de dar um significado autônomo à sociabilidade que funcionava no interior das fronteiras do que se entendia como Brasil. Descobrir o sentido do Brasil era algo tão forte no pensamento social da época que as expressões econômicas, políticas e artísticas foram marcadas por esta questão, sem necessariamente buscarem uma referência nacionalista ou xenófoba, apesar de em alguns casos passar por elas. Tomando como referência o tempo histórico entre os movimentos abolicionistas e a Era Vargas, o objetivo deste texto é recuperar no pensamento dos intérpretes do Brasil os elementos da configuração das estruturas econômico-sociais brasileiras que ganham centralidade em suas visões sobre o Brasil e influenciam a origem do pensamento econômico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Curty, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR-UFRRJ), pesquisadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA – IE/UFRJ-UFRRJ) e do Coletivo Marxista da Rural (MAR – UFRRJ). E-mail: carla_curty@yahoo.com.br.

Maria Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA – IE/UFRJ-UFRRJ). E-mail: mariammalta@yahoo.com.br.

Bruno Borja, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA – IE/UFRJ-UFRRJ) e do Coletivo Marxista da Rural (MAR – UFRRJ). E-mail: borja.bruno@gmail.com.

Publicado
2021-06-21
Como Citar
CURTY, C.; MALTA, M.; BORJA, B. Intérpretes do Brasil: influências na origem do pensamento econômico brasileiro. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 2, p. 463-489, 21 jun. 2021.
Seção
Artigos