Natureza da transição e tipo de capitalismo: notas sobre o fim da economia de comando na URSS e a emergência de um capitalismo dirigido pelo Estado

Resumo

Este artigo avalia a variedade de capitalismo da Rússia contemporânea – periférica, liderada pelo Estado, oligárquica e com uma democracia limitada –, resultado da transição baseada em terapias de choque. A escolha do tipo de transição foi condicionada pela natureza da crise da economia de comando na década de 1980. Essa crise foi o resultado de contradições internas da economia de comando construída entre 1929 e 1953. Essa economia de comando gerou um limitado processo de catch up, industrializou a economia com grande custo humano, gerando uma economia relativamente atrasada com fortes capacidades militares. Este artigo analisa quatro questões: a natureza da economia entre 1929 e 1985, o ponto crítico relativo ao fim da URSS no final dos anos 1980, o tipo de transição e as principais características da variedade de capitalismo que emergiu como uma consequência desses processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Motta Albuquerque, Cedeplar-UFMG
Professor do DCE-FACE e Cedeplar-UFMG
Publicado
2018-07-05
Como Citar
ALBUQUERQUE, E. M. Natureza da transição e tipo de capitalismo: notas sobre o fim da economia de comando na URSS e a emergência de um capitalismo dirigido pelo Estado. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 1, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos