Breves notas sobre desenvolvimento, planejamento e desigualdades regionais no Brasil

  • William Eufrásio Nunes Pereira UFRN
  • Ana Cristina Santos Morais Universidade Federal do Pará

Resumo

As transformações econômicas ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas implicaram mudanças locacionais de empresas e de emprego. O presente trabalho objetiva apresentar uma breve discussão sobre o planejamento regional no Brasil, no âmbito nacional. Utilizou-se do método histórico-dedutivo, visando observar as conexões entre o geral e o particular, por entender que as realidades locais são reflexos de ações não somente locais, mas principalmente nacionais e regionais. Utilizou-se a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os resultados mostraram que ocorreram aumentos das quantidades de empregos nas regiões menos desenvolvidas do país, embora ainda há grande concentração das atividades produtivas no Sudeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Eufrásio Nunes Pereira, UFRN
Economista, especialista em Administração, Mestre em Economia, Doutor  em Ciencias Sociais. Professor do Departamento de Economia da UFRN.
Ana Cristina Santos Morais, Universidade Federal do Pará
Doutorado (em andamento) em Economia - UFPA, Mestre em economia e Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
PEREIRA, W. E. N.; MORAIS, A. C. S. Breves notas sobre desenvolvimento, planejamento e desigualdades regionais no Brasil. História Econômica & História de Empresas, v. 20, n. 2, 15 dez. 2017.
Seção
Artigos