A relação entre o capital estrangeiro e a industrialização brasileira nos anos 1950: uma opção política ou uma realidade importada?

  • Fernando Augusto Mansor de Mattos UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Resumo

O trabalho discute os principais aspectos relacionados ao capital estrangeiro, na forma de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), no Brasil dos anos 1950. Serão abordados os condicionantes externos e internos que influenciaram o influxo de IDE no período. Dentre os fatores externos, destacam-se a nova ordem econômica internacional estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, a consolidação da hegemonia norte-americana e seus desdobramentos sobre a concorrência intercapitalista e sobre a divisão internacional do trabalho. Dentre os fatores internos, avaliam-se as principais medidas de política econômica relacionadas ao capital estrangeiro, além das condições institucionais e de infraestrutura do país no período. Pretende-se também desmistificar a ideia segundo a qual o Brasil recebeu mais IDE no período posterior ao Segundo Vargas por supostamente seu governo ter demonstrado comportamento avesso ao capital estrangeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Mansor de Mattos, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
prof.adjunto da Faculdade de Economia da UFF
Publicado
2016-05-24
Como Citar
MATTOS, F. A. M. DE. A relação entre o capital estrangeiro e a industrialização brasileira nos anos 1950: uma opção política ou uma realidade importada?. História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 2, 24 maio 2016.
Seção
Artigos