A agricultura na industrialização pesada: a modernização agrícola no Plano de Metas e seus impactos sobre a reforma agrária

The agriculture in heavy industrialization: the Goals Plan and its impacts on agricultural modernization

  • Pedro Vilela Caminha Doutorando no PPGE/UFRJ

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar como a agricultura foi vista pelo Plano de Metas. A metodologia é análise descritiva das Metas do Plano e de seus impactos sobre o comportamento da produção e da produtividade da agricultura brasileira e das variáveis econômicas que estimulavam ou desestimulavam a modernização agrícola segundo o modelo Paiva-Schultz: o custo do capital e do trabalho na agricultura, o preço e o consumo interno e externo dos gêneros agrícolas, e a produtividade do capital e do trabalho rural. Os resultados do artigo apresentam evidências empíricas de que no período do Plano de Metas não havia uma vantagem comparativa para a modernização agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-23
Como Citar
CAMINHA, P. V. A agricultura na industrialização pesada: a modernização agrícola no Plano de Metas e seus impactos sobre a reforma agrária. História Econômica & História de Empresas, v. 25, n. 3, p. 582-615, 23 dez. 2022.
Seção
Artigos