A grande articulação política de Celso Furtado para a criação da SUDENE, retratada pelo “Correio da Manhã”

Celso Furtado's great political articulation for the creation of SUDENE, portrayed by “Correio da Manhã”

  • Vanessa Follmann Jurgenfeld UFVJM/UNICAMP

Resumo

O projeto de Celso Furtado para a transformação do Nordeste iniciou-se, na prática, em 1959, ano que envolveu um grande esforço político para que, como coordenador da OPENO e do CODENO, sua interpretação sobre o Nordeste e o seu plano de desenvolvimento, que resultaria na criação da SUDENE, fossem aceitos pela maioria da sociedade brasileira. O jornal “Correio da Manhã” apoiou explicitamente o projeto por meio de editoriais e fez várias reportagens sobre os assuntos trazidos ao debate público por Furtado. Suas páginas são capazes de revelar a grande articulação política de Furtado e sua influência na discussão do país em torno das características históricas e estruturais que conformavam o subdesenvolvimento nordestino, das relações econômicas cada vez mais desiguais entre a região Nordeste e o Centro-Sul, da importância da industrialização da região, dos grandes interesses políticos em torno dos latifúndios e das obras do DNOCS, entre outros assuntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Follmann Jurgenfeld, UFVJM/UNICAMP
Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP.
Publicado
2020-12-13
Como Citar
JURGENFELD, V. F. A grande articulação política de Celso Furtado para a criação da SUDENE, retratada pelo “Correio da Manhã”. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 1, p. 98-130, 13 dez. 2020.
Seção
Dossiê