A economia e a filosofia moral de Adam Smith: uma abordagem integral de seus escritos

Palavras-chave: Adam Smith, RN, TSM, economia, filosofia moral

Resumo

Este artigo apresenta breves considerações sobre as obras mais relevantes de Adam Smith, a Riqueza das Nações (RN) e a Teoria dos Sentimentos Morais (TSM), salientando ser a primeira extensão da segunda, ambas devendo ser interpretadas conjuntamente. A RN revela a visão do autor a respeito da economia, enquanto a TSM expõe seus posicionamentos sobre a ética. Valendo-se do método indutivo, Smith contribuiu para a delimitação da economia, auxiliando a emancipá-la da filosofia moral, mas sem dissociá-las. Atribuir à Smith responsabilidade pela difusão da doutrina liberal irrestrita deriva da interpretação parcial de seus escritos. É preciso resgatar o legado do autor quanto a sua filosofia moral e as inquestionáveis conexões estabelecidas entre esta e sua visão da economia, abordando, portanto, sua obra em uma dimensão integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo
Cursando Mestrado Acadêmico em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde participa como estudante-pesquisador do Grupo de Estudos de Macroeconomia (GREM) e do Grupo de Estudo de Economia da Cultura, Comunicação, Informação e Conhecimento (GEECCIC). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2007).
Publicado
2016-05-24
Como Citar
VARGAS, J. A economia e a filosofia moral de Adam Smith: uma abordagem integral de seus escritos. História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 2, 24 maio 2016.
Seção
Artigos