Empresariado fabril e desenvolvimento econômico: empreendedores, ideologia e capital na indústria do calçado (Franca, 1920-90)

  • Flávio Saes

Resumo

A tese de doutorado de Agnaldo de Souza Barbosa, defendida em 2004 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP (Araraquara), e publicada em livro em 2006, claramente se insere nessa tendência de rever alguns aspectos do processo de industrialização brasileiro. Seu objeto específico é a indústria do calçado em Franca (SP), de 1920 a 1990. Como se sabe, Franca se tornou, desde os anos sessenta do século XX , um dos principais polos produtores e exportadores de calçados do Brasil. Embora sua história não se confunda com a história da industrialização brasileira, é de inegável interesse conhecer o percurso que levou a indústria francana de calçados a essa condição. A obra de Agnaldo Barbosa nos oferece um registro muito minucioso desse percurso, a partir de pesquisa em fontes das mais diversas: livros de registro comercial, inventários, falências, hipotecas, processos criminais, habilitações de crédito e financiamentos, jornais e revistas. O livro está organizado em duas partes: na primeira, estuda a formação e o desenvolvimento do empresariado e das empresas de calçados em Franca e, na segunda, trata da ideologia e da atuação econômico-política dos industriais. Em ambas, questiona, a partir da evidência levantada, teses assentadas em nossa historiografia, como indicamos a seguir.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-18
Como Citar
SAES, F. Empresariado fabril e desenvolvimento econômico: empreendedores, ideologia e capital na indústria do calçado (Franca, 1920-90). História Econômica & História de Empresas, v. 12, n. 1, 18 jul. 2012.
Seção
Resenhas