Economia Social e Corporativismo: a formação da rede de cooperativas hortofrutícolas em Portugal (anos 1940-70)

Social Economy and Corporatism: the Horticultural Cooperatives Network Formation in Portugal (1940s-1970s)

  • Leonardo Aboim Pires Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa / Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra

Resumo

O presente artigo proporciona uma análise do processo histórico de institucionalização das cooperativas agrícolas durante o Estado Novo português, tendo como foco de estudo o sector hortofrutícola. Definindo o corporativismo com a ideologia oficial do Estado, o regime de Salazar apresentou uma grande hostilidade para com as tradicionais instituições de ação coletiva, onde se incluíam as cooperativas. Esta situação alterou-se a partir dos finais dos anos 1940, com a necessidade em transformar o sector agrícola numa parte ativa da economia portuguesa, ao nível interno e externo. Recuperando as razões para essa mudança, o movimento cooperativo do pós-guerra é interpretado historicamente, olhando para o conjunto de consequências e implicações para as dinâmicas das comunidades rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-11-28
Como Citar
ABOIM PIRES, L. Economia Social e Corporativismo: a formação da rede de cooperativas hortofrutícolas em Portugal (anos 1940-70). História Econômica & História de Empresas, v. 26, n. 3, p. 631-662, 28 nov. 2023.
Seção
Artigos