Economia e técnica no contexto da Independência do Brasil

Economy and technique in the context of the Independence of Brazil

Resumo

A proposta objetiva desenvolver um estudo sobre as relações entre economia, ciência e técnica no Brasil, entre o fim do século XVIII e o início do século XIX. A convivência de uma economia de base agrária e escravista com um discurso modernizante preconizado por segmentos ilustrados que compunham a cúpula do Estado português constitui o ponto de partida da reflexão, conduzindo-nos à análise das principais características do sistema produtivo local, o exame de sua base tecnológica e a identificação dos fatores e condições que obstruem transformações significativas. O baixo estímulo à inovação e ao desenvolvimento dos meios de produção são tomados como fatores característicos da economia colonial, sendo reproduzidos, consolidados e reforçados no contexto pós-independência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Souza Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

Professora do Departamentod e História e Economia da UFRRJ e Professora do Programa de Pós graduação em História da UFRRJ.

Leandro Malavota, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de História do Brasil (Império e República) e História Econômica, com ênfase nos seguintes temas: propriedade intelectual, inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento econômico. Atualmente é analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desenvolvendo atividades nos campos da memória empresarial, tratamento de documentação histórica e disseminação de informações, e professor do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É um dos fundadores da Rede Proprietas, onde desenvolve pesquisas sobre a temática da apropriação de bens tecnológicos, tendo como recorte cronológico os séculos XIX e XX. Pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas Múltiplas Dimensões (NUPEP).

Publicado
2022-05-17
Como Citar
MARTINS, M. DE S.; MIRANDA MALAVOTA, L. Economia e técnica no contexto da Independência do Brasil. História Econômica & História de Empresas, v. 25, n. 1, p. 167-195, 17 maio 2022.
Seção
Dossiê