Irineu Evangelista de Souza na Guerra Grande: o intermediário dos contratos secretos entre o Brasil e o Uruguai em 1850

Irineu Evangelista de Souza in the “Guerra Grande”: the intermediary of secrets contracts between Brazil and Uruguay in 1850

  • Talita Alves de Messias UNISINOS

Resumo

O trabalho tem como objetivo explorar o papel de intermediador desempenhado por Irineu Evangelista de Souza, futuro Barão e depois Visconde de Mauá, nos contratos de empréstimos financeiros realizados pelo Império do Brasil ao governo do Uruguai em 1850, no início da chamada Diplomacia do Patacão. A análise é baseada no cruzamento de dados entre as fontes documentais relacionadas à Diplomacia do Patacão em 1850 e os dados e análises presentes na historiografia sobre o assunto. O estudo indica que Irineu foi convidado para atuar nessa política apenas como intermediador, de modo a tornar mais plausível o cenário que os agentes do Império visavam criar, mas que sua participação na ação secreta lhe permitiu combinar o acesso a informações privilegiadas da geopolítica regional com oportunidades de negócios, nas quais ele decidiu investir.

Palavras-chave: Diplomacia do Patacão; Irineu Evangelista de Souza; Mauá; Guerra Grande, empréstimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Alves de Messias, UNISINOS

Doutora em História (Unisinos), mestra em Economia Política Internacional (UFRJ) e bacharela em Economia (UNESC)

Publicado
2021-08-19
Como Citar
MESSIAS, T. A. DE. Irineu Evangelista de Souza na Guerra Grande: o intermediário dos contratos secretos entre o Brasil e o Uruguai em 1850. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 3, p. 654-683, 19 ago. 2021.
Seção
Artigos