Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”

Frédéric Mauro and the Annales school

  • Roberto Pereira Silva Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Frédéric Mauro (1921-2001), historiador econômico francês é considerado um seguidor e difusor da escola dos Annales no Brasil. O artigo examina sua concepção de história econômica, colocando-a em diálogo com a escola historiográfica francesa, sobretudo com Fernand Braudel. Para tanto, recuperamos a recepção crítica de sua tese de doutorado, Le Portugal et l’Atlantique au XVIIième sciècle: étude économique publicada em 1960. Em seguida, apresentamos sua concepção de história econômica, destacando o diálogo que propõe entre a História e a teoria econômica. Após discussão desses elementos, fazemos uma breve comparação entre sua concepção de história econômica e a de Fernand Braudel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Pereira Silva, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal de Alfenas
Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Suas pesquisas se concentram nos campos da historiografia econômica, focalizando na produção brasileira no período 1930-1964, com ênfase na obra de Celso Furtado. No momento trabalha as relações entre história e teoria econômica como chave interpretativa para o surgimento da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado.
Publicado
2020-07-17
Como Citar
SILVA, R. P. Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”. História Econômica & História de Empresas, v. 23, n. 1, p. 7-37, 17 jul. 2020.
Seção
Artigos