Em busca do consenso empresarial: a crise do desenvolvimentismo nas páginas da revista Vida Industrial

Searching for the business consensus: the crisis of the developmentalism on the pages of Vida Industrial magazine

  • Mário Danieli Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG)
  • Jean Talvani Costa Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Este artigo tem como objetivo a identificação e interpretação dos elementos discursivos mobilizados pelo empresariado industrial de Minas Gerais filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) por meio da revista Vida Industrial entre 1961 e 1964. Consideramos que tais estratégias tinham como objetivo estabelecer um consenso de classe e que sua urgência se dava em um quadro de crise econômica, política e social do modelo nacional-desenvolvimentista, sobretudo durante o governo de João Goulart. Ressaltamos as reivindicações da indústria em tempos de crise e a organização da retórica de oposição em um contexto de radicalização política e social. A retórica de exortação à união e coesão de classe buscou atribuir um sentido histórico ao papel “cívico” compreendido pelo empresariado mineiro em relação à nação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Danieli Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG)

Doutor em Economia Aplicada (área de concentração História Econômica) pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) e prof. adjunto de História do Brasil da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG).

Publicado
2021-06-21
Como Citar
DANIELI NETO, M.; COSTA, J. T. Em busca do consenso empresarial: a crise do desenvolvimentismo nas páginas da revista Vida Industrial. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 2, p. 429-462, 21 jun. 2021.
Seção
Artigos