Evolução do setor ervateiro durante o século XIX: uma análise dos avanços tecnológicos na cadeia produtiva

The evolution of the yerba-mate sector in the 19th century: an analysis of the tecnological advances in the productive chain

Resumo

Este trabalho analisa a trajetória do setor ervateiro nas províncias sulistas do Brasil, durante os anos de 1822 a 1889. Para analisar a evolução das transformações de uma atividade artesanal para uma atividade industrial, este artigo propõe uma abordagem da história econômica apoiada em teorias de microeconomia. Para isso, o estudo apontou uma divisão da estruturação desse setor de acordo com as mudanças ocorridas na cadeia produtiva do mate e identificou as implicações de cada fase para a qualidade e a quantidade da produção, o tipo de mão-de-obra empregada e as estratégias comerciais adotadas pelos produtores. Ao final, constatou-se que a implementação de inovações na atividade do mate na província do Paraná, apoiada em investimentos públicos e privados, alavancou a produção na região, contribuindo para o desenvolvimento desse ramo e da economia local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian da Rosa, Instituto de Economia / Unicamp
Historiadora e doutorando em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp.
Taciana Santos de Souza, Instituto de Economia / Unicamp
Economista e doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp.
Publicado
2019-07-08
Como Citar
DA ROSA, L.; SOUZA, T. S. DE. Evolução do setor ervateiro durante o século XIX: uma análise dos avanços tecnológicos na cadeia produtiva. História Econômica & História de Empresas, v. 22, n. 1, 8 jul. 2019.
Seção
Artigos