Encilhamento: controvérsias e efeitos sobre a indústria têxtil mineira

  • Maria Teresa Ribeiro de Oliveira

Resumo

Este trabalho se propõe a contribuir para um melhor entendimento dos efeitos do Encilhamento sobre a indústria brasileira entendendo o Encilhamento como o movimento de grande especulação na Bolsa de Valores que se iniciou em meados de 1889 e terminou em 1891. Investiga, especificamente, o impacto dessa especulação sobre a evolução e o desempenho da indústria têxtil mineira.

O trabalho se divide em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre os efeitos do Encilhamento na evolução da indústria brasileira, e discute, a seguir, a relevância das evidências empíricas que têm sido usadas. A segunda parte investiga os efeitos do Encilhamento sobre a indústria têxtil mineira. Investimentos em novas fábricas, expansão da capacidade produtiva de fábricas já existentes, fontes de financiamento destes investimentos, desempenho do setor têxtil mineiro e tentativas de abertura de capital são analisados com base em estudos de casos. As conclusões são apresentadas ao final.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-06
Como Citar
OLIVEIRA, M. T. R. DE. Encilhamento: controvérsias e efeitos sobre a indústria têxtil mineira. História Econômica & História de Empresas, v. 1, n. 1, 6 jul. 2012.
Seção
Artigos