Das finanças locais às finanças do Estado: as cartas de quitação em Portugal entre os séculos XIV e XVI

  • Rodrigo da Costa Dominguez Universidade do Porto - Portugal

Resumo

O estudo da temática econômica e fiscal nos finais da Idade Média tem crescido vigorosamente e ganhado corpo dentro do debate historiográfico europeu atual. Dentro deste panorama, e mais especificamente de um ponto de vista dos estudos medievais portugueses, propomos neste ensaio a análise de um pequeno conjunto de fontes que permite-nos compreender uma parte fundamental da constituição do Estado Português: as suas finanças. Para tal, neste texto, trabalharemos sobre uma pequena série de documentos específicos da contabilidade régia: as cartas de quitação. O estudo terá duas partes, sendo a primeira dedicada à crítica das fontes selecionadas. Uma segunda parte focará uma problemática mais diretamente relacionada com as finanças locais, isto é, o seu enquadramento dentro de um contexto mais amplo das finanças de Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Dominguez, Universidade do Porto - Portugal
Licenciado em História pelo Uni-BH (2001), Mestre em História Medieval e do Renascimento (2005) e Doutor em História (2013) pela Universidade do Porto. Pesquisador Associado ao CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).
Publicado
2015-11-13
Como Citar
DOMINGUEZ, R. DA C. Das finanças locais às finanças do Estado: as cartas de quitação em Portugal entre os séculos XIV e XVI. História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 1, 13 nov. 2015.
Seção
Artigos