Ciclos de investimento, crises monetárias e crises sociais na gestão do padrão-ouro em Portugal e no Brasil no século XIX: uma perspectiva comparada

  • José Tadeu de Almeida Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo

Resumo

Este trabalho tem por meta resgatar alguns aspectos relacionados à gestão da estrutura macroeconômica do Brasil e de Portugal na segunda metade do século XIX, com especial enfoque às políticas monetária e cambial, intimamente relacionadas com a gestão do sistema do Padrão-Ouro, que constitui o objeto principal desta análise. Da mesma forma, pretende realizar uma reflexão a respeito dos impactos de crises econômicas sobre o sistema do Padrão-Ouro e sobre a própria ordem social, com especial atenção aos problemas relacionados ao custo de vida, à estrutura de consumo e à capacidade de inserção da população em geral no sistema financeiro, através das Caixas de depósitos, dos Montepios (em Portugal), dos Montes de Socorro (no Brasil) e outras instituições de crédito popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
ALMEIDA, J. T. DE. Ciclos de investimento, crises monetárias e crises sociais na gestão do padrão-ouro em Portugal e no Brasil no século XIX: uma perspectiva comparada. História Econômica & História de Empresas, v. 16, n. 2, 11.
Seção
Artigos