Exercício de “história local”: uma saga na trajetória moveleira do planalto norte catarinense

  • Hoyêdo Nunes Lins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gustavo Rugoni de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Indústria moveleira, planalto norte catarinense, Móveis CIMO, trajetória secular, “criação” de espaço

Resumo

No planalto norte de Santa Catarina, a história local e regional se entrelaça com as histórias do setor moveleiro e do empreendimento conhecido por Móveis CIMO. Após referir ao destaque nacional do aglomerado moveleiro presente na região, o artigo narra o secular percurso daquela empresa, descrevendo suas várias fases, com razões sociais que espelharam composições societárias particulares. Dá-se realce às inovações de produto e de processo produtivo, sublinhando o pioneirismo na produção seriada e a solução dada a problema que se mostrou desafiador quando o perfil moveleiro do empreendimento se consolidou. Também se acentua o papel precursor da empresa na constituição daquela aglomeração moveleira e na “criação” de espaço no planalto norte. A decretação da sua falência, em 1982, é apontada como o fim de uma era na produção regional de móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hoyêdo Nunes Lins, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais e aos programas de pós-graduação em Economia e em Relações Internacionais
Gustavo Rugoni de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina
Economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2015-03-17
Como Citar
LINS, H. N.; SOUSA, G. R. DE. Exercício de “história local”: uma saga na trajetória moveleira do planalto norte catarinense. História Econômica & História de Empresas, v. 17, n. 2, 17 mar. 2015.
Seção
Artigos