Braços para a colheita: sazonalidade e permanência do trabalho temporário na agricultura paulista (1890-1915), de Claudia Tesssari

  • Nilton Pereira dos Santos Nilton Pereira dos Santos

Resumo

Fruto da pesquisa de doutorado da autora, a obra “Braços para a colheita: sazonalidade e permanência do trabalho temporário na agricultura paulista (1890-1915)”, estuda, como o próprio título sugere, o mercado de trabalho agrícola paulista na virada do século XIX para o século XX.

Dividido em 5 capítulos, o livro representa uma importante contribuição às pesquisas sobre o mercado de trabalho rural no período indicado, especialmente por apontar a importância dos trabalhadores livres nacionais, fato negligenciado por parte considerável da historiografia sobre mercado de trabalho no século XIX e XX, que sempre tratou este grupo específico como “marginal” ou “residual”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-13
Como Citar
NILTON PEREIRA DOS SANTOS, N. P. DOS S. Braços para a colheita: sazonalidade e permanência do trabalho temporário na agricultura paulista (1890-1915), de Claudia Tesssari. História Econômica & História de Empresas, v. 16, n. 1, 13 fev. 2014.
Seção
Resenhas