Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional

  • Armando João Dalla Costa

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-23
Como Citar
COSTA, A. J. D. Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional. História Econômica & História de Empresas, v. 8, n. 2, 23 jul. 2012.
Seção
Artigos