A herança "sesmeira-pecuarista" e seus reflexos sobre o desenvolvimento atual: o caso de Encruzilhada do Sul-RS, segundo uma abordagem de sistemas agrários

  • Rafael Perez Ribas
  • Lovois de Andrade Miguel

Resumo

No estudo da herança "sesmeira-pecuarista" de Encruzilhada do Sul, constata-se que ela pautou em muito as históricas relações existentes entre pequenos e grandes produtores rurais e o atual nível de desenvolvimento municipal. Através de uma abordagem voltada para os sistemas agrários, o presente artigo tem por objetivo analisar a origem desta herança, fazendo uma reflexão sobre suas conseqüências atuais. O fato é que, mais recentemente, a concentração de terras, reforçada pelo modelo modernizador, constitui-se num entrave estrutural a outros modelos de desenvolvimento, com uma maior inclusão dos mais diversos produtores rurais. Grande parte dos municípios da região sul do Rio Grande do Sul passaram por um processo semelhante de ocupação e formação, já que estes locais foram construídos socialmente dentro de um espaço e de um tempo comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-23
Como Citar
RIBAS, R. P.; MIGUEL, L. DE A. A herança "sesmeira-pecuarista" e seus reflexos sobre o desenvolvimento atual: o caso de Encruzilhada do Sul-RS, segundo uma abordagem de sistemas agrários. História Econômica & História de Empresas, v. 8, n. 1, 23 jul. 2012.
Seção
Artigos