Terra e trabalho em perspectiva histórica: um exemplo do sertão nordestino (Portalegre-RN)

  • Denise Mattos Monteiro

Resumo

Nossa preocupação, neste artigo, é contribuir para a recuperação das origens históricas dos problemas do campo no Brasil, especialmente para a compreensão do processo histórico da apropriação territorial no País. Com esse objetivo, examinaremos esse processo tal como ocorreu em suas grandes linhas numa área do alto sertão nordestino, situada a sudoeste do que hoje constitui o Estado do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre o início da colonização portuguesa e as duas primeiras décadas do século XX .

As razões desse recorte são históricas, metodológicas e teóricas. Em primeiro lugar, trata-se de área que teve importância com o núcleo de irradiação colonizadora no sertão. Em segundo lugar, pudemos contar com alguns registros documentais para o município de Portalegre, referentes à questão fundiária. Por último, a análise da evolução do processo de apropriação territorial nessa área específica nos permite abordar alguns aspectos da intrínseca relação terra-trabalho em suas mudanças no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-19
Como Citar
MONTEIRO, D. M. Terra e trabalho em perspectiva histórica: um exemplo do sertão nordestino (Portalegre-RN). História Econômica & História de Empresas, v. 4, n. 2, 19 jul. 2012.
Seção
Artigos