Industrialização brasileira em perspectiva histórica

Autores

  • Wilson Suzigan

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v3i2.143

Resumo

Dada sua natureza, o presente trabalho tampouco pretende ser conclusivo. Talvez ajude mais a fazer perguntas e suscitar dúvidas do que a encontrar respostas e dirimir dúvidas. Se assim for, poderá ser encarado também como uma proposta de agenda de pesquisa que trate o tema de forma abrangente e na perspectiva histórica.

Seu principal objetivo é ressaltar a complexidade dos fatores que determinaram historicamente a industrialização do País, e mostrar a necessidade primordial de levar em conta esses fatores no debate atual sobre a necessidade, ou não, de uma política de desenvolvimento industrial. A partir daí é que se colocam questões específicas, tais como: qual seria uma política industrial factível num contexto de economia aberta e Estado mínimo? As empresas nacionais devem ser privilegiadas em relação ao capital estrangeiro? A indústria pode voltar a ser o "carro-chefe" do crescimento e do emprego? Que desenvolvimento tecnológico seria necessário e qual a sua relação com o setor produtivo? Que inserção internacional seria mais desejável e qual o papel da indústria nesse âmbito? A lista poderia ser ampliada, e talvez nem sejam essas as perguntas mais relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

SUZIGAN, Wilson. Industrialização brasileira em perspectiva histórica. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 3, n. 2, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v3i2.143. Disponível em: https://www.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/143. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos