Os escravos que Saint-Hilaire viu

Autores

  • Flávio Rabelo Versiani UnB

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v3i1.123

Resumo

O presente trabalho pretende trazer uma contribuição em tal sentido, examinando os depoimentos, com relação à escravidão, de um dos mais importantes e freqüentemente citados entre aqueles viajantes: o naturalista francês Saint-Hilaire, que percorreu extensamente o Brasil entre 1816 e 1822. O exame dos relatos de Saint-Hilaire será feito tomando como referência algumas hipóteses e conclusões da literatura econômica sobre o escravismo.

A próxima seção expõe brevemente tópicos da análise econômica da escravidão relevantes para a discussão que se seguirá. Trata-se, depois, da postura de Saint-Hilaire diante da escravidão e de sua visão geral quanto às relações entre escravos e homens livres no Brasil. As seções subsequentes examinam as observações do Viajante sobre o escravismo na mineração, na cultura da cana-de-açúcar e em outras lavouras, e na criação de gado. Em seguida discutem-se alguns aspectos específicos do seu testemunho sobre as relações escravistas no Brasil. Uma seção final reúne as conclusões do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

RABELO VERSIANI, Flávio. Os escravos que Saint-Hilaire viu. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v3i1.123. Disponível em: https://www.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/123. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos